Histórico




A Escola Manuel Osterno Silva, tem história no contexto social e educacional no município de Marco.
A linha do tempo desta unidade escolar demonstra o progresso percorrido ao longo de sua caminhada. No ano de 1966, o saudoso Jaime Neves Osterno, então atual prefeito de Marco, construiu esta obra educacional, pensamento cultural de quem vê na educação a prioridade de uma gestão administrativa. No ano de 1967, datando 02 de março, o senhor Geraldo Bastos Osterno inaugura esta obra gigantesca. Escolhida para administrar esta unidade escolar, a senhora Maria do Livramento Rios Osterno. Esta gestão foi marcada, não por ser a primeira, mas ter a pedra angular para outras gestões, mas este sucesso deve-se a uma equipe de professores eficientes, competentes e compromissados, buscando a trinta e quatro anos atrás uma escola viva, dinamizadora e com conteúdos científicos acoplados a época e pensamento no futuro do seu alunado. Esta primeira equipe que são as senhoras professoras: Maria de Lourdes Farias, Geralda Magela Rocha Neves e Maria Socorro Silveira Rocha. A escola muito agradece seus ensinamentos. Este período durou doze anos.
Após o quadro administrativo o corpo docente foi modificado. Citamos para conhecimento da Comunidade escolar os gestores que fizeram parte da Escola Manuel Osterno Silva:

Profa. Terezinha de Jesus Rocha Neves – período de 1980 a 1981;
Profa. Maria Oneide Rios Sousa – período de 1981 a maio de 1988;
Profa. Maria de Fátima Frederico Osterno – período de junho a dezembro de 1986;
Profa. Silvia Helena Sousa Silva – período de janeiro a junho de 1989;
Profa. Maria Socorro Vasconcelos – período de agosto de 1989 a 1992;
Profa. Tereza Neuma Osterno Coelho – período de 1992 a 1993;
Profa. Maria Oneide Rios Sousa (2a. gestão) – período de 1994 a 1999;
Profa. Margarete Sousa Silveira – período de fevereiro de 2000 a dezembro de 2000;
Profa. Nájla Lisieux Vasconcelos Neves – período de janeiro de 2000 a dezembro de 2009;
Prof. Raimundo Flavio Fonteles - atual diretor.

Todos merecem nossos agradecimentos por sua batalha incansável, sua disciplina e pelo amor que demonstraram a todos que aqui passaram ao longo desses anos. Não podemos esquecer da equipe pedagógica do período de 1967 a 2007, eles sim fazem a diferença, pois é o trabalho que modifica o aluno, ou seja, juntamente com o professor faz despertar o aluno para sua aprendizagem. A Escola é de todos.
Na data de 10 de março de 1988, o então prefeito municipal, Geraldo Bastos Osterno, decreta a criação da instituição: Escola de 1º Grau Municipal, denominada Escola Municipal Manuel Osterno Silva (Decreto 001/88), ao passo que em 6 de maio de 1998, fica decretada a denominação de Escola de Ensino Fundamental Manuel Osterno Silva (Decreto 09/98).
Esta escola trabalha uma metodologia aplicada aos trabalhos científicos, preparando o aluno para o mercado de trabalho, vivenciando uma prática no contexto social no sentido amplo, acompanhando o mundo moderno e direcionando os alunos através de nosso fazer na busca de um mundo melhor, ou seja, naquilo que você projetou para o futuro longícuo e que hoje está próximo. Acredite.
A Escola tem metas audaciosas a serem desenvolvidas durante sua gestão política educacional, tais como estimular bem mais a presença do Conselho Escolar Para que haja mais envolvimento do mesmo com a comunidade educacional. Ampliar técnicas e meios para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e escrita. Estimular o envolvimento dos alunos com a escola para assim, conseguirem um ambiente favorável ao progresso dos mesmos. Promover gincanas culturais, festivais das datas comemorativas, semana cultural, reunião com o corpo discente, docente e pais; desta forma, tencionam atingir seus objetivos. Com esses dados em mãos, unirão suas forças na busca de soluções para assegurarem o futuro de seus alunos.
Trabalhamos recursos dentro de uma proposta pedagógica. Temos multimeios bem modernos e acompanhados por pessoas que conhecem o material. O fazer pedagógico não está restrito apenas as aulas expositivas como também aulas vivas, como dramatizações, gincanas culturais, olimpíadas, momentos interativos e intercambio inter-classe, tornando as aulas enfadonhas em prazerosas. Todos os seguimentos têm uma mesma visão, trabalhamos em uma visão de futuro: o trabalho em parceria onde a comunidade escolar e o nosso convidado número um para comemorar os 41 anos desta unidade escolar, nós contamos com todos os seguimentos de nossos parceiros. 41 anos de vida é uma graça, principalmente quando esta graça é partilhada com seres humanos que buscam um dom sublime: A SABEDORIA.
A EEF Manuel Osterno Silva fica situada à Avenida Prefeito Guido Osterno, no centro da cidade de Marco, e atende a todos os moradores, de todos os bairros e algumas localidades mais próximas da sede do município. Nossos alunos são de maioria da classe baixa, com pais se destacando nas profissões de funcionários públicos, pedreiros, autônomos, agricultores, domesticas.
Hoje, contamos com um número de 739 alunos, atendidos por um grupo de 30 professores, entre atuantes na sala de aula ou no trabalho de apoio pedagógico. A Escola é dirigida por um Diretor, duas Coordenadoras Pedagógicas, apoiados por uma secretária, três auxiliares de secretaria e 15 funcionários da equipe operacional (1 vigia, 2 porteiras, 4 merendeiras e 8 auxiliares de serviço).
A EEF Manuel Osterno Silva tem uma credibilidade na comunidade que é o diferencial na sua imagem perante a sociedade. Afinal, nossa escola tem como papel fundamental a conscientização do homem para o exercício perfeito da cidadania e qualificação profissional. E para isso, lutamos para que o Projeto Político Pedagógico da Escola se preocupasse em propor uma forma de organizar o trabalho pedagógico visando uma superação dos conflitos, buscando rechaçar as relações competitivas, corporativas e autoritárias. Na tentativa, de acabar com a rotina do mundo interno da instituição.