quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Projeto de Leitura - Dia D da Leitura



Não há dúvida de que a leitura é um caminho muito importante para a informação e, principalmente, para a formação do educando. Cabe aqui uma pergunta: Todo aluno gosta de ler? A resposta mais provável deve ser não. Então, como despertar no aluno o gosto pela leitura? Nem sempre essa é uma das tarefas mais fáceis. Ela apresenta dificuldades e propõe muitos desafios, os quais exigem dos adultos, pais e educadores, não apenas boa vontade, mas também esforço e dedicação constantes. Tentar superá-los é a meta prioritária para qualquer um que queira enfrentar essa barreira e, com isso, ajudar a mudar o rumo da história de cada educando, fazendo-o entender que quem lê transcende o tempo e se permite uma viagem de prazer indescritível, visto que a leitura é uma experiência pessoal, ímpar.Para que essa tarefa possa ser executada, urge que se tenha em mente o que disse um professor francês, a capacidade de “ficar na janela olhando as pessoas passarem e passar, ao mesmo tempo, junto com elas”.
“Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida que se vive. Se ler livros geralmente se aprende nos bancos da escola, outras leituras se aprendem por aí, na chamada escola da vida”.
Daí se conclui que, além de despertar no aluno o gosto pela leitura, é preciso antes de tudo despertar nele a sensibilidade, a capacidade de se situar frente ao texto lido.
Diante do acima citado o centro de multimeios através do Projeto _ LITERATURA EM MINHA CASA como incentivo a leitura vem hoje premiar os alunos que mais leram neste trimestre como prova do reconhecimento a eles merecido pela dedicação e gosto pela leitura pois acreditamos que LER È TUDO DE BOM.

Nenhum comentário: